Fatores Psicossociais que contribuem para a Doença Cardíaca

Ir em baixo

Fatores Psicossociais que contribuem para a Doença Cardíaca

Mensagem por Admin em Qui Mar 13, 2014 1:46 pm

Olá a todos, é um prazer editar mais um tópico  Very Happy  Very Happy 


O aparecimento das doenças no sistema cardiovascular se faz repentinamente, interrompendo a rotina do paciente, não havendo possibilidade de cura para o mesmo, tendo que lidar com essa doença que se torna crônica
Do ponto de vista orgânico, o coração é um órgão vital, e tem como função impulsionar o sangue para aorta a fim de manter a pressão sangüínea em um nível suficiente assegurando o fluxo sangüíneo adequado à todos os tecidos.
A irrigação do músculo cardíaco é feita pelas artérias coronarianas que são ricas em oxigênio e glicose.
Com o tempo, gorduras vão se acumulando nas paredes dos vasos por onde circula o sangue podendo interromper a circulação, fazendo com que a coronária não receba oxigênio, provocando o infarto do miocárdio
A atividade do coração está ligada às necessidades metabólicas do organismo, dependendo de vários sistemas de regulação.
O sistema nervoso autônomo atua, controlando o funcionamento do coração e dos vasos sangüíneos para seu melhor desempenho.
Do ponto de vista psicológico, relacionamos o coração às emoções. As emoções atuam sob o psiquismo no adoecer do órgão, apresentando dois componentes inter-relacionados: o estresse e o perfil psicológico.
O estresse nada mais é do que um estado de ansiedade, onde o indivíduo vive alguma tensão interna frente alguma ameaça.
O Estresse refere-se a toda capacidade de adaptação do indivíduo frente a um novo desafio, isto é, que possa deixar o organismo em tensão e inquietude, não só a nível de suas forças físicas, mas psíquicas.
A vida nas grandes cidades, com elevado número populacional, dificuldades de transporte, ênfase à competição resultando em medo, solidão, insatisfação com a vida, está entre os fatores socioculturais contribuintes ao estresse.
A forma como as pessoas vivem nas grandescidades, faz com que a qualidade no plano mental e orgânico sejam colocadas em segundo plano, contribuindo assim para a ocorrência das cardiopatias e de outras doenças relacionadas ao estresse.
As pessoas tornam-se mais vulneráveis as cardiopatias à medida em que vivem tensas, tentando adquirir bens para demonstrar aos outros aquilo que verdadeiramente não o são, e em busca disso ultrapassam suas próprias condições e recursos e são conseqüências desta situação.
O ritmo de vida imposta pela sociedade com emoções e medos diversos, acrescidos de competições geram cobranças e exigem esforços muito acima do que elas podem ter controle o que resultam em situações potencialmente nocivas ao indivíduo.
A relação do estresse com o organismo na cardiopatia se faz à medida que, o sistema cardiovascular é responsável pela perfusão tecidual adequada às necessidades orgânicas, estando sujeito às influências internas e externas, aumentando, diminuindo ou redistribuindo o fluxo conforme as mesmas. Diante disso, há uma sensibilidade do sistema cardiovascular a qualquer agente que coloque em risco a integridade do organismo. Quanto maior for a ação desses agentes, que são estressantes, mais significativa será sua repercussão sobre o sistema cardiovascular.
É importante ressaltar que o estresse atua conjuntamente com outros fatores de risco à cardiopatia como o tabagismo, a obesidade, o sedentarismo, a hipertensão arterial, diabetes, e outras doenças.
Além disso, os indivíduos que passam por sérios problemas relacionados à família, ao trabalho entre outros, e não os elaboram, entram em desequilíbrio fisiológico tendendo à cardiopatia.


Agradeço a todos, até mais  Very Happy  Very Happy 
Créditos:psicologiananet.com.br
avatar
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 119
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 24
Localização : Brasilia-DF

Ver perfil do usuário http://escoladapsicologia.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum