Dificuldades de quem tem fobia social

Ir em baixo

Dificuldades de quem tem fobia social

Mensagem por Admin em Ter Mar 04, 2014 7:05 am

Olá a todos, é um prazer editar mais um tópico  Very Happy  Very Happy 


   O Indivíduo que sofre de fobia social se vê preocupado com situações do cotidiano que não consegue enfrentar. Estas situações se relacionam ao medo de estar sendo avaliado e observado por outras pessoas.
As situações de observação são aquelas nas quais o indivíduo é ou acredita estar sendo observado, desempenhando ou não alguma atividade. Esse tipo de circunstância se distingue da situação de performance por ser uma situação ocasional, não havendo um planejamento anterior. São aquelas situações em que o indivíduo acidentalmente torna-se o centro das atenções, como entrar em uma sala quando as pessoas já estão sentadas ou comer e beber em público.
Expressar uma discordância durante uma reunião, resistir às pressões de um vendedor insistente e manter um posicionamento ao ser questionado são exemplos de situações em que é preciso defender sua opinião. Nesses casos, o indivíduo, receoso da rejeição de seus pares, acaba por não se expressar ou concordando com seu interlocutor.
   Existem ainda aquelas situações em que o indivíduo expõe certas características íntimas, como em um relacionamento amoroso, ou quando é elogiado ou elogia alguém; e outras situações em que se precisa revelar algum aspecto superficial de sua vida, que causa extremo desconforto ao fóbico social, principalmente se for a respeito de uma condição na qual acredita ser inferior, como comentar o fato de estar desempregado ou estar passando por dificuldades no casamento. Essa família é chamada de situações de relação em si e o receio do fóbico social ainda é o de ser objeto de julgamento negativo.
Situações de interações superficiais são aquelas nas quais o sujeito se vê diante da necessidade de manter uma conversa informal ou superficial com pessoas de seu cotidiano, como ter que cumprimentar um vizinho no elevador, conversar com um taxista, estar em uma conversa em que surge um momento de silêncio.


Agradeço a todos e até mais  Very Happy  Very Happy 
Créditos:psicologiananet.com.br
avatar
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 119
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 25
Localização : Brasilia-DF

Ver perfil do usuário http://escoladapsicologia.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum