Escola da Psicologia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A importância da Avaliação Pisocologica

Ir para baixo

A importância da Avaliação Pisocologica Empty A importância da Avaliação Pisocologica

Mensagem por Admin Ter Mar 04, 2014 7:28 am

Olá a todos, é um prazer editar mais um tópico  Very Happy  Very Happy 


O processo psicodiagnóstico clínico, por exemplo, diz respeito a uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos, visando identificar forças e fraquezas do funcionamento psicológico de uma criança, do adolescente ou do adulto.
Para realizar um psicodiagnóstico o profissional Psicólogo deve considerar algumas etapas fundamentais que compõem esse procedimento:
1. entrevista inicial com o avaliando para formar o primeiro contato, saber os motivos da consulta, objetivos do exame e fornecer as informações necessárias para vincular a pessoa no processo psicodiagnóstico.
2. Realizar um planejamento e seleção dos instrumentos e testes psicológicos a serem utilizados de acordo com o que será investigado e levantado no processo diagnóstico.
3. Realizar a aplicação dos instrumentos com o avaliando na seqüência que permite melhor resultados entre os dados levantados.
4. Elaborar e integrar os dados e informações, tendo como referência as hipóteses e os objetivos iniciais do exame.
5. Realizar a devolutiva e a comunicação dos resultados e orientação sobre o caso, de forma oral ou escrita, através de laudo ou parecer, concluindo e encerrando o processo de avaliação (Cunha. 2000).
Praticamente em qualquer contexto onde seja necessária a avaliação psicológica, essas etapas são fundamentais, pois auxilia o profissional a realizar uma investigação, coleta de dados, interpretação e análise atendendo os objetivos específicos que a situação requer.
O modelo psicodiagnóstico clínico é atualmente utilizado com as devidas adaptações nas diferentes áreas de atuação da psicologia.


Agradeço a todos, até mais  Very Happy  Very Happy 
Créditos:psicologiananet.com.br
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 119
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 30
Localização : Brasilia-DF

https://escoladapsicologia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos