A ansiedade da mulher durante o parto

Ir em baixo

A ansiedade da mulher durante o parto

Mensagem por Admin em Qui Dez 26, 2013 9:20 am

Olá a todos é um prazer editar um novo tópico Very Happy 

    A separação de dois organismos que viveram juntos um dentro do outro durante nove meses numa relação de total  dependência e intimo contamo leva a uma reestruturação tanto por parte da criança como da mãe. Por outro lado, para a mãe durante nove meses adaptou-se, gradativamente, ao estado de gravidez incorporando o feto como parte de seu esquema corporal, agora terá que se acostumar com o seu nove estado de não gravidez, e esse novo estado está marcado pela sensação de esvaziamento.
    Segundo Soifer (1980) o parto vai fazer com que a parturiente inconscientemente passe pela angústia sentida em seu nascimento, vários autores concordam que o maior motivo para a ansiedade é o trauma do próprio nascimento. Podemos pensar que o parto vai gerar um simbolismo que será sentido ao decorrer de nossas vidas quando precisarmos romper vínculos, passar de uma situação para outra, perder alguma coisa para ganhar outra. A percepção da contração em geral vem seguida de angústia, de confusão, mas uma vez reconhecida a situação, geralmente, a parturiente consegue adotar uma conduta coerente.
    O parto é considerado um momento crítico por possuir a característica de irreversibilidade, e também por ser desconhecido e não controlável, a parturiente não tem o domínio do processo e o parto se torna desconhecido e imprevisível. Após o parto ocorre uma diferenciação entre a mãe e o bebê. Durante a gravidez a mulher começa a elaborar uma separação psicológica entre ela e o bebê, após o parte essa separação se torna física. Maldonado (1985) esclarece que, se essa diferenciação  não for bem elaborada o parto pode ser sentido como uma separação dolorosa, na qual a mulher sente que perdeu algo de si porque não consegue enxergar o filho como um ser particular e sim como uma extensão de si.

Obrigado a todos e até mais  Very Happy Very Happy
                                                                                                               Créditos:psicologiananet.com.br
avatar
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 119
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 25
Localização : Brasilia-DF

Ver perfil do usuário http://escoladapsicologia.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum