Escola da Psicologia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Crianças com deficiência mental leve

Ir para baixo

Crianças com deficiência mental leve Empty Crianças com deficiência mental leve

Mensagem por Admin Sáb Mar 08, 2014 8:16 am

Olá a todos, é um prazer editar mais um tópico  Very Happy  Very Happy 


De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais (DSM-IV, 1995) da American Psychiatric Association, as características essenciais do retardo mental são:

  • critério A : funcionamento intelectual significativamente inferior à média;
  • critério B: acompanhado de limitações significativas no funcionamento adaptativo em pelo menos duas das seguintes áreas de habilidades: comunicação, autocuidados, vida doméstica, habilidades sociais/interpessoais, uso de recursos comunitários, auto-suficiência, habilidades acadêmicas, trabalho, lazer, saúde e segurança;
  • critério C: o início deve ocorrer antes dos 18 anos (DSM-IV, 1994, p. 39).

 
É necessário que estas três condições estejam presentes para que um indivíduo seja considerado deficiente mental, para não ser cometido o engano devido a  um comportamento adaptativo prejudicado ou um quociente de inteligência rebaixado.
 
A classificação de deficiência mental é composta de quatro graus:
 
Deficiência Mental Leve                      (QI 50-70)
Deficiência Mental Moderada              (QI 36-50)
Deficiência Mental Severa                   (QI 35-20)
Deficiência Mental Profunda                (QI 0-20)
Para elaboração do presente trabalho, será abordada apenas a Deficiência Mental leve (DM leve), pois entende-se que a inclusão contempla esta categoria.
De acordo com o DSM – IV, a DM leve ou os chamados pedagogicamente de “educáveis” é  o maior grupo de portadores de necessidades especiais, atingindo cerca de 85% dos indivíduos deficientes mentais.
Outra fonte bastante utilizada é a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, que nomeia a infra-dotação diferente do DSM-IV, usando a terminologia retardo mental.
Segundo a CID-10 as categorias existentes são as seguintes:
Retardo Mental Leve                  QI (50-69)
Retardo Mental Moderado         QI (35-49)
Retardo Mental Grave                QI (20-34)
Retardo Mental Profundo           QI ( abaixo de 20)
 
De acordo com a CID-10, pessoas com retardo mental leve são capazes de total independência em cuidados próprios, potencialmente capazes de trabalhar em atividades práticas como trabalhos manuais e têm habilidades domésticas.
No que se refere ao êxito escolar, muitos têm problemas referentes à leitura e escrita, dificuldades na memorização de sons e imagens, na  elaboração de conceitos, na imaginação, criatividade, o vocabulário é empobrecido e dificulta a compreensão de instruções, dificuldade na atenção e concentração, mas são capazes de superar esta dificuldade com uma educação planejada (Mendes, 1996).
Segundo Assumpção Junior (apud Louzã Neto, 1995), a DM leve ou Retardo Mental Leve,  atinge cerca de 2 a 3% das crianças em idade escolar, não apresentam grandes prejuízos quanto à adaptação social, na comunicação e torna-se difícil diferenciá-los das crianças sem deficiência mental durante a infância.
Na adolescência podem chegar a cursar até a 6ª série (atual 2º ano do ensino fundamental II), mas seu nível de pensamento permanece na escala piagetiana das operações concretas (Louzã Neto, 1995).
Ao chegar à idade adulta, têm capacidade de se sustentar economicamente, adquirir uma profissão e estarem inseridos na sociedade de forma adaptada. As dificuldades dos Deficientes Mentais Leve ou Retardados Mentais Leve são bem próximas à das pessoas que possuem inteligência considerada normal (DSM – IV e CID-10).
Reconhecendo a capacidade que o portador de deficiência mental leve possui, busca-se através da inclusão escolar, garantir da melhor maneira possível o desenvolvimento do potencial destes indivíduos em um ambiente que visa transmitir o conhecimento produzido através das gerações à todos os cidadãos, sem exceção .
É importante lembrar que as limitações e dificuldades dos portadores de deficiência mental leve não desaparecerão, mas a inclusão escolar e social poderão facilitar e garantir melhorias na qualidade de vida destes indivíduos.


Agradeço a todos, até mais  Very Happy  Very Happy 
Créditos:psicologiananet.com.br
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 119
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 30
Localização : Brasilia-DF

https://escoladapsicologia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos