Escola da Psicologia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como deve ser feito um diagnostico clinico

Ir para baixo

Como deve ser feito um diagnostico clinico Empty Como deve ser feito um diagnostico clinico

Mensagem por Admin Ter Mar 04, 2014 7:16 am

Olá a todos, é um prazer editar mais um tópico  Very Happy  Very Happy 


Alguns autores comentam sobre a importância do diagnóstico clínico mental e sobre características que precisam ser contempladas para um bom diagnóstico psicológico a saber:
    TAVARES (2000a) considera como recurso básico para o diagnóstico, a entrevista clínica. Refere-se a entrevista clínica como um “conjunto de técnicas de investigação”. Por técnica entende-se uma série de procedimentos que possibilitam investigar. A investigação torna viável a descrição e a avaliação. O autor relata que o objetivo das técnicas de avaliação é para alguma recomendação, seja diagnóstica ou terapêutica. A aceitação das recomendações depende do primeiro contato com o paciente e da competência do entrevistador. Neste modo, as técnicas são influenciadas pelas habilidades interpessoais do entrevistador. Portanto, o bom uso das técnicas, por sua vez, amplia as habilidades interpessoais do entrevistador e consequentemente a realização de uma entrevista adequada.
   CUNHA (2000) contribui afirmando que a história e o exame mental do paciente também são recursos importantes de um diagnóstico, que se desenvolvem nas interações clínicas de uma entrevista. A história e o exame do paciente viabilizam a coleta de subsídios que vão fundamentar o processo psicodiagnóstico. Em muitos casos, dependendo do paciente, a utilização desses recursos não são possíveis, pois há pacientes que não são testáveis dado o grau de comprometimento. Diante disto, o trabalho do psicólogo se assemelhará com o do psiquiatra, conforme a gravidade do estado do paciente.
   ERNÉ (2000), por sua vez, descreve mais a fundo sobre o exame do estado mental do paciente, como requisito importante para a obtenção do diagnóstico. Na área de perícias e nas áreas administrativas, quanto à formulação de um diagnóstico, os exames assumem grande importância, pois provam diversas constatações oriundas do conflito de interesses. No que diz respeito à metodologia do exame do estado mental, as áreas da conduta humana avaliadas são a atenção, sensopercepção, memória, orientação, consciência, pensamento, linguagem, inteligência, afetividade e conduta.
  ARZENO (1995) considera que o bom diagnóstico clínico tem como base a orientação profissional e a postura ética. Ela relata que anterior ao diagnóstico, existe alguém que sofre, que está com algum problema, ou algo está incomodando e deve ser indagado para a identificação da verdadeira causa disso. A autora diferencia diagnóstico de psicodiagnóstico. No psicodiagnóstico há administração de testes, já no diagnóstico nem sempre isso é necessário.
   O diagnóstico psicológico é imprescindível, pois ele mostra o que ocorre com o paciente e suas causas, respondendo ao pedido com o qual foi iniciada a consulta. Se um tratamento é iniciado sem o questionamento prévio, pode-se correr o risco de não saber lidar com as situações complicadas, ocorrendo uma interrupção do tratamento e podendo decepcionar e hostilizar o paciente. O diagnóstico também protege o psicólogo, do ponto de vista clínico, ele evita que o mesmo caia em uma postura onipotente ou ingênua perante um caso, e do ponto de vista ético, evita situações na qual está implícito algo que não se sabe exatamente o que é (IDEM).


Agradeço a todos, até mais  Very Happy  Very Happy 
Créditos:psicologiananet.com.br
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 119
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 30
Localização : Brasilia-DF

https://escoladapsicologia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos