Escola da Psicologia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vicio em bebida alcoólica-Tratamento para o vicio

Ir para baixo

Vicio em bebida alcoólica-Tratamento para o vicio Empty Vicio em bebida alcoólica-Tratamento para o vicio

Mensagem por Admin Qua Fev 26, 2014 12:11 pm

Olá a todos, é um prazer editar mais um tópico  Very Happy  Very Happy 


Segundo Laranjeira e Pinsky (2001), os sintomas desta síndrome se caracterizam por:
- Estreitamento do repertório de beber: a pessoa no início bebe com uma determinada variação, na medida que fica mais dependente, bebe todos os dias, tendendo a aumentar a quantidade principalmente durante a noite.
- Priorização do comportamento de busca do álcool: o individuo coloca o ato de beber em primeiro plano na sua vida mesmo em situações inaceitáveis como, por exemplo, quando está trabalhando, doente ou dirigindo veículos.
- Sintomas repetidos de abstinência: tremor intenso e as alucinações, que ocorrem quando o indivíduo está numa fase mais severa da dependência. No início os sintomas são leves e não causam problemas de capacitação.
O alcoolismo e a dependência do álcool estão interligados com uma variedade de sintomas. Quando o quadro é severo, fica mais fácil identificar o grau de dependência, porque geralmente essas pessoas apresentam manifestações muito evidentes de uso crônico do álcool: face vermelha, hálito alcoólico, intoxicação freqüente. Identificar os padrões de consumo de álcool não é uma tarefa fácil, porque nem sempre a pessoa bebe próximo à família ou em grupos. Porém, se uma pessoa sofre intoxicações constantes é um bom indicador de uso abusivo de álcool e, uma segunda alternativa, é procurar identificar pessoas que apresentam problemas que comumente estão relacionados ao consumo excessivo de álcool, como:
- Problemas físicos: gastrite, pancreatite, hepatite, hipertensão, quedas freqüentes, convulsões, tremores pela manhã, etc.
- Problemas psicológicos: nervosismo, irritabilidade, ansiedade, insônia, falta de concentração, mentiras freqüentes, etc.
- Problemas sociais: perda de produtividade, faltas no trabalho, brigas freqüentes com familiares e amigos, gastos excessivos, irresponsabilidades frente à família e a sociedade (Laranjeira  Pinsky, 2001).
Tratamento do alcoolismo
Entre os estudos realizados em relação a melhor forma de tratamento para o alcoolismo, o consenso sugere que deve ser levado em consideração aquilo que o dependente está precisando no momento de sua vida. Há de se levar em conta o grau da dependência do álcool, se é severa ou leve, se o indivíduo conta com um suporte familiar favorável ou não. É importante também investigar até que ponto ele consegue manter uma certa estrutura de vida seja no trabalho, com os amigos, a família e a vida social (Laranjeira e Pinsky, 2001).
O tratamento para os dependentes de bebida alcoólica tem como premissa dois modelos: o Atendimento Ambulatorial e Internação Hospitalar. O tratamento ambulatorial é indicado para pacientes cujos sintomas de abstinência alcoólica são leves, onde o indivíduo consegue manter um nível de relacionamentos sem muitos problemas, o tratamento inclui esclarecimentos sobre os sintomas da síndrome tanto para o paciente como para os familiares. No tratamento com internação hospitalar, além de se oferecer um acompanhamento clínico necessário devido ao grau de complicação das funções orgânicas, utiliza-se também uma terapia farmacológica, a qual também pode ser aplicada no atendimento ambulatorial. Existem propostas que sugerem organizar os tratamentos a essas pessoas de uma forma que possa atender ao mesmo tempo os problemas médicos, psicológicos e sociais que estão diretamente associados à dependência. A proposta é de um constante cuidado, incluindo serviços de internação hospitalar, cuidados residenciais, pensões protegidas e um tratamento ambulatorial diversificado, com diversas técnicas e abordagens para os pacientes e familiares que procuram a rede primária de saúde (Figlie, Bordin e Laranjeira, 2004).


Agradeço a todos e até mais  Very Happy  Very Happy 
Créditos;psicologiananet.com.br
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 119
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 30
Localização : Brasilia-DF

https://escoladapsicologia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos