Escola da Psicologia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TDAH em crianças

Ir para baixo

TDAH em crianças Empty TDAH em crianças

Mensagem por Admin Qua Fev 26, 2014 7:02 pm

Olá a todos, é um prazer editar mais um tópico  Very Happy  Very Happy 


    Pesquisas recentes revelam que pouco mais de 5% das crianças têm algum prejuízo cerebral. E crianças que apresentam esses prejuízos não necessariamente desenvolvem estas dificuldades (Rutter, Chadwick e Shaffer, s/d, apud Barkley, 1997), estudos com pessoas que sofreram traumatismos ou tiveram tumores ou doenças na região frontal orbital do cérebro (que parece ser a responsável pela capacidade de prestar atenção, pela inibição do comportamento, autocontrole e planejamento), e começaram a ter sintomas parecidos com os do TDAH, sustentam a hipótese de que o comprometimento nessa área específica do cérebro pode ser uma das causas. A idéia de que o TDAH seja causado por uma menor quantidade de dopamina e noradrenalina ainda não está provada, mas muitos estudos estão sendo feitos nessa direção. Outras pesquisas revelam que a atividade cerebral dos portadores é reduzida na região frontal do cérebro se comparados à de pessoas sem o transtorno (Benczik, 2000).
Sintomatologia
O TDAH caracteriza-se por diversos sintomas que nem sempre são claros e facilmente discrimináveis de outras patologias (em casos graves) ou da normalidade (em casos leves) (Bastos e Bueno, 2001).
O DSM-IV (APA, 1994) classifica o TDAH como um problema de saúde mental, um distúrbio bidimensional, envolvendo a atenção e a hiperatividade/impulsividade. Sua característica essencial é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade, mais freqüente e severo do que aquele observado em crianças com mesmo nível de desenvolvimento. A desatenção, a atividade motora excessiva e a impulsividade são inadequadas à etapa do desenvolvimento e presente ao menos em dois ambientes distintos.
Os sintomas surgem nos primeiros anos de vida. Há uma generalização para diversas situações e ambientes, as crianças se mostram mais imaturas do que realmente são, há uma inquietação motora e períodos reduzidos de atenção e uma disparidade entre o nível de desenvolvimento cognitivo e problemas de autocontrole (Benczik, 2000).
      O TDAH se manifesta com diversos graus de comprometimento e isso faz com que muitas dessas crianças estejam inseridas na comunidade e adaptadas à escola (Amaral e Guerreiro, 2001).
Benczik (2000) distingue as manifestações dos sintomas de desatenção, da hiperatividade e da impulsividade. As manifestações dos sintomas da desatenção são: não prestam atenção em detalhes; seus trabalhos escolares e cadernos são confusos e desorganizados; não têm cuidado com seus pertences, deixando-os jogados e manuseando-os com descuido; sempre perdem as coisas, nunca acham o que procuram; evitam tarefas que exijam concentração; distraem-se facilmente com estímulos irrelevantes; são esquecidas, parecem viver no “mundo da lua”; apresentam dificuldades em prestar atenção no que o outro fala e mudam freqüentemente de assunto. Rohde e cols. (2000) ainda acrescentam que essas crianças apresentam dificuldades em organizar tarefas, em manter a atenção fixa, evitam atividades que exijam esforço mental, entre outros.
As manifestações dos sintomas da hiperatividade são: atividade motora excessiva e desorganizada, geralmente sem uma finalidade concreta; são inquietas, ficam se remexendo, se sentadas, correm bastante, escalam mesas, muros, escadas; não conseguem ficar em silêncio; apresentam dificuldades em envolver-se em atividades tranqüilas, rotineiras e sedentárias. Falam muito, têm dificuldade em manter-se silenciosas, entre outros (Rohde e cols., 2000).
As manifestações dos sintomas da impulsividade são: dificuldade em internalizar normas externas ou impostas; buscam a satisfação imediata de seus desejos e apresentam baixa tolerância à frustração; são impacientes; respondem precipitadamente, antes de terminar de ouvir a pergunta; intrometem-se nos assuntos alheios, fazem comentários inoportunos; apresentam dificuldades para se expressar adequadamente.


Agradeço a todos, até mais  Very Happy  Very Happy 
Créditos:psicologiananet.com.br
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 119
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 30
Localização : Brasilia-DF

https://escoladapsicologia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos