Escola da Psicologia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sofrimento Psicológico do paciente com câncer

Ir para baixo

Sofrimento Psicológico do paciente com câncer Empty Sofrimento Psicológico do paciente com câncer

Mensagem por Admin Qua Mar 12, 2014 6:18 pm

Olá a todos, é um prazer editar mais um tópico  Very Happy  Very Happy 


O diagnóstico de uma doença grave é sempre um fator que quebra o equilíbrio homeostático e provocadesequilíbrio psicológico do individuo. O Câncer por suas características e pelo estígma imbuído na nossa sociedade, é uma das doenças que mais provoca um sofrimento psicológico concomitante com o sofrimento físico e orgânico originado pela doença.
Este acontecimento provocará um desequilíbrio nas várias representações do mundo imaginário do indivíduo. O diagnóstico de câncer, mesmo em estágios iniciais, é ameaçador. Em maior ou menor intensidade, porém, neste estágio, os pacientes querem falar sobre a doença, sobre o diagnóstico e qual será o tipo de tratamento (Petrilli, Pascalicchio, Dias & Petrilli 2000). Quando o câncer já se encontra em um estágio mais avançado, o paciente tende a se isolar, desenvolvendo pensamentos ligados a morte e teme por ela; sua auto- estima desaparece no meio de tanta dor, a confiança que é depositada no médico, se transforma em desesperança e o silêncio toma conta do ambiente que o paciente se encontra (Wanderley, 1996).
Essas realidades têm implicações na vida social e emocional dos pacientes. O medo de ser estigmatizado e rejeitado, ao tornar-se público um diagnóstico, aumentando sua preocupação com a possível propagação da doença, as alterações do estado psicológico da perda de cabelo pela quimioterapia, a incerteza sobre o futuro, a alteração na sexualidade, no relacionamento social, os filhos, os aspectos financeiros e enfim, toda vivência dentro do ambiente hospitalar fazem parte de uma grande variedade de indagações do paciente com câncer (Chacon, Kobata & Liberman, 1995; Sánchez, 1996).
Uma pesquisa sobre o sofrimento psicológico de pacientes com câncer avançado, realizado através de uma entrevista semi-estruturada, com pacientes de ambos os sexos, constatou que os sujeitos sentem dificuldades em lidar com a falta de identidade e com a impessoalidade com que são tratados, dificuldades em solicitar ajuda, desejo intenso de morrer, sentem medo da dor, da mutilação, futuro da família e dependência. Os dados obtidos mostraram que é tarefa dos profissionais de saúde diminuir o sofrimento físico, psíquico, social e espiritual, favorecer autonomia e facilitar uma comunicação eficaz entre o paciente, família e equipe (Kovács, 1998).
Há uma concordância entre três aspectos que podem estar diretamente relacionados ao desenvolvimento da doença psicológica do paciente, além da biológica já existente no sujeito tais como; a própria tendência biológica que poderá promover a distorção de pensamentos ligados diretamente a desesperança e a morte, os próprios pensamentos do sujeito que poderão se tornar disfuncionais associando-se a doença e o comportamento do indivíduo (Löhr & Amorim, 1997).
Um estudo sobre o enfrentamento na qualidade de vida de pacientes com câncer, realizado através de entrevistas semi-estruturadas, constatou que a perda da individualidade, dos direitos e vontades do paciente são os fatores mais importantes que afetam o impacto ao receber o diagnóstico de câncer. Entretanto, os dados obtidos apontam que há fatores facilitadores que amenizam o sofrimento do impacto diagnóstico, como; o apoio familiar, os amigos e principalmente o apoio médico (Gimenes, Spink, Coponero, Donato, Sério, Follador, Ferrari, Silveira, Saleh & Malzyner, 1994).
Já outros dados obtidos sobre se o paciente deve saber o diagnóstico, através de entrevistas estruturadas com médicos e pacientes oncológicos, indicam que ambos revelam sentir um medo intenso quando falam ou pensam a respeito da morte. Verificou-se que alguns médicos sentem muitas dificuldades ao revelar um diagnóstico grave aos seus pacientes e alguns dos próprios pacientes ao saber do seu diagnóstico não aceitam a enfermidade (Chacon, Kobata & Liberman, 1995).


Agradeço a todos, até mais  Very Happy  Very Happy 
Créditos:psicologiananet.com.br
 
Admin
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 119
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 30
Localização : Brasilia-DF

https://escoladapsicologia.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos